Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Relatório de Ações da PROAD

Relatório de Ações da PROAD

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 15h41 | Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 11h35

Com a Portaria/GR nº 669 de 17 de março de 2020, que homologou a decisão do Comitê de Crise, o Ifes suspendeu, a partir do dia 18 de março, as atividades presenciais pedagógicas e administrativas não essenciais, visando conter a expansão da COVID-19 no Estado do Espírito Santo. Nesse contexto, as pró-reitorias do Ifes também enfrentaram vários percalços e desafios para a adaptação de suas atividades e de seus servidores em trabalho remoto.

Várias ações de pesquisa e extensão para o enfrentamento do COVID -19 desenvolvidas no âmbito do Instituto alcançaram notoriedade nas mídias sociais e, até mesmo, televisivas. Contudo, cabe destacar que todos aparatos necessário para o desenvolvimento das atividades da instituição continuaram ocorrendo sem qualquer interrupção, sendo aprimoradas e ampliadas em virtude do aumento de algumas demandas específicas.

A fim de exemplificarmos a nossa demanda de trabalho após a determinação para o trabalho remoto entre o período de 17 de março a 30 de junho, no âmbito da Reitoria, registrou-se uma evolução nos números referentes aos pregões eletrônicos realizados, que praticamente dobraram, bem como aconteceu um aumento no que tange os processos de compras e de termos aditivos contratuais.

Por consequência e seguindo o mesmo ritmo, a gestão orçamentária e financeira emitiu um maior número de empenhos, ordens bancárias, bem como foi registrado um número superior de descentralizações de crédito, a fim de suprir as demandas orçamentárias e distribuir os recursos advindos das emendas parlamentares individuais e de bancada aos campi, conforme tabela abaixo:

REITORIA

Emissão de Empenhos 972 919 -5,45%
Notas de Crédito 2587 4011 55,04%
Pagamentos Efetuados 2041 3514 72,17%

Os dados apresentados que comparam os dois trimestres, antes e depois da pandemia, demonstram que, não obstante o trabalho remoto, houve um incremento das atividades desta pró-reitoria em diversos segmentos e setores que permanecem funcionando normalmente.

Além da continuidade e aumento dos procedimentos administrativos habituais, destacamos a necessidade de revisão de todos os contratos de locação de mão de obra exclusiva, diretamente impactados pela crise na saúde pública, e dos procedimentos administrativos e técnicos de fiscalização e gestão destes.

Mais recentemente, a Gestão Superior do Ifes, que abarca todas as pró-reitorias, em conjunto com os campi, trabalham em ações futuras e protocolos de retorno das atividades escolares e administrativas, com a elaboração de processos para compra de EPI; adaptação da estrutura para instalação de lavabos; contratação de serviço de desinfecção; e implementação de triagem para retorno de servidores e alunos com medição de temperatura e acompanhamento através de exame.

No âmbito de atuação direta da Proad no combate à pandemia, destacamos as ações realizadas em conjunto com as pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação, na estruturação de processos de compra de insumos, para fabricação de 2.000 (dois mil) litros de álcool 70%, 8.000 (oito mil) litros de hipoclorito de sódio, 1.000 (mil) litros de sabonete líquido e 10.000 unidades de protetores (máscaras) faciais.

Com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o Ifes, por meio da Proad, realizou processo licitatório para aquisição de 78 (setenta e oito) Impressoras 3D, que serão distribuídas entre 26 (vinte e seis) Institutos Federais. Uma das ações a ser desenvolvida com a aquisição dos equipamentos é o processo de fabricação de insumos e materiais para enfrentamento do vírus Covid-19.

Outrossim, importa destacar que, apenas no mês de junho, já foram descentralizados recursos no valor de R$ 96.702,67 para os campi que compõem o Ifes para, em conjunto com as Diretorias de Ensino, suprir as demandas dos alunos referentes a auxílio digital (internet) e viabilizar o acesso às aulas remotamente.

Todas essas ações são essenciais, tanto no que se refere à manutenção do funcionamento da nossa Instituição, quanto para o futuro retorno às atividades administrativas e educacionais, preparando as instalações para receber novamente a comunidade escolar, quando oportuno. E refletem tanto o comprometimento dos nossos servidores quanto a continuidade das atividades e rotinas de trabalho.

Lezi José Ferreira

Pró-reitor de Administração e Orçamento